sexta-feira, 28 de junho de 2013

Semulsp recolhe três toneladas de lixo em igarapés de Manaus


[ i ]Semulsp recolhe três toneladas de lixo em igarapés de Manaus.
Manaus - Somente na manhã desta quinta-feira, 18, três toneladas de lixo foram retiradas de igarapés pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Público (Semulsp). Desta vez, ação chegou ao igarapé do Franco e à Bacia do São Raimundo, mais precisamente no beco Coronel Salgado, no bairro da Glória, já atingido pela subida das águas do Rio Negro.
No igarapé do Franco, a equipe da Semulsp instalou duas redes de contenção para retenção do lixo trazido pela água, como explica José Renato Matos, chefe de operações em limpeza de igarapés.
“Esse serviço é constante no período de chuvas. Somente em 24 horas foi acumulado cerca de uma tonelada de lixo que, está sendo retirado por nossa equipe”, explicou ele, acrescentando que as redes foram instaladas no igarapé na quarta-feira.
O serviço de limpeza de igarapés acontece todos os dias e está intensificado durante o período de cheia, devido ao risco de alagamentos resultantes do acúmulo de lixo. “Temos que priorizar os igarapés. Nesse período o lixo fica represado em alguns pontos e consequentemente acontecem mais alagações na cidade”, enfatizou José Renato.
Bacia do São Raimundo
No bairro da Glória um efetivo de 20 agentes de limpeza retirou mais duas toneladas de lixo da água. A ação aconteceu no beco Coronel Salgado, onde a Defesa Civil  construiu uma ponte de madeira na semana passada,  por conta do avanço do nível do rio. Segundo moradores, o lixo existente no local é trazido com as enxurradas e geram acúmulo embaixo das casas.
A dona de casa Maria Pereira é moradora do bairro há 43 anos. Ela disse que este ano a Prefeitura se antecipou e levou serviços necessários para ajudar a população, antes do local ficar alagado.
“Tínhamos que ficar com á agua pelo joelho para que a prefeitura aparecesse, porém esse ano se adiantaram. A ponte está construída e já estão tirando o lixo debaixo das casas, isso é uma ajuda para quem tem que enfrentar mais uma cheia”, disse a moradora.
Nesta semana, as equipes de limpeza continuam concentradas nos igarapés do Mindu, Mestre Chico e Bacia do São Raimundo.
Fonte:D24am.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário